domingo, 22 de maio de 2016

Que Agulha Escolher para este tipo de Tecido?



Olá Costureirinhas....


 Hoje vamos falar sobre as agulhas e conhecer as mais indicadas para determinado tipo de tecido.

  Acredito que esta é uma dica preciosa para quem está iniciado e para todas nós, não é mesmo?!


 Normalmente os tamanhos das agulhas são classificados como Europeu e Americano, esta informação vem escrita na haste da agulha. 

Haste com a classificação da agulha


   Para facilitar, fiz esta tabela com as classificações das agulhas e alguns exemplos de tecidos correspondentes a essa mesma classificação:

Tamanho das agulhas
Tipo de tecido
Exemplos:
Comprimento do ponto
Europeu
Americano
60
8
Leve
Seda fina

65
9
leve
Renda, tule, organza
1 ou 1,5
70
10
Leve/Médio


75
11
Médio
Algodão, sarja leve, cambraia, linho
1,5 ou 2
80
12
Médio/Pesado
Algodão, sarja leve
1,5 ou 2
90
14
Pesado
Sarja, Algodão, jeans
2 ou 3
100
16,18
Pesado/Muito pesado
Jeans/Couro/pele/
2,5 ou 4

As mais comuns de serem utilizadas, dependendo claro do tipo de artesanato que você faça, são as agulhas: 80/12, 90/14, 100/16.


 As agulhas também devem ser trocadas com alguma regularidade, para que não interfira na qualidade dos pontos.


 Para quem ainda não sabe, existe uma variedade de agulhas com utilidades diferentes.

  Querem conhecer melhor a anatomia de uma agulha:


Imagens de uma pesquisa no Google

  Descrição:

  • A Ponta: É a parte que entra em contacto com o tecido e é ela a principal diferença entra as agulhas.

  • Olho ou buraco da linha: o buraco onde a linha entra.

  • Eixo: é a parte mais fina da agulha, esta parte também entra no tecido.

  • Haste: é a parte mais grossa da agulha e tem dois lados, uma parte é arredonda que é a parte que encaixa na máquina de costura e um outro lado plano, onde se encontra a classificação da agulha.

  • Côncavo: parte côncava por de traz da agulha.

  • Sulco: frontal do eixo onde se encontra o buraco da linha.

 Agora que já conhecemos melhor a parte anatómica de uma agulha de costura, vamos conhecer também os tipos de agulhas existentes:

  • Tipos de Agulhas:


  • Agulha Universal - é o tipo de agulha mais comum, que normalmente já vem na máquina de costurar quando a adquirimos. É ideal para tecidos planos ou malhas, uma vezes que a sua ponta é levemente arredondada e fina.

  • Agulha de Ponta Arredondada - Como o próprio nome indica, a sua ponta é arredondada, ideal para tecidos de malha e com elastano, uma vezes que escorrega pelos fios em vezes de perfurar. Ela encontra se disponível nos tamanhos 9/70 ao 16/100. Nota: quanto maior for a agulha, mais arredondada é a ponta.

  • Agulha para Jeans - A sua ponta é fina e o sulco mais profundo. Esta agulha foi concebida para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa.

  • Agulha de Ponta Normal ou Fina - Como o nome indica, a sua ponta é fina sendo ideal para costurar tecidos de algodão, uma vezes que provoca uma quantidade mínima de franzido produzindo o ponto sem danificar o tecido.

  •  Agulha de Ponta Facetada - Com as suas bordas facetadas e ponta fina, é ideal para costurar couro e plástico (vinil), uma vezes que ela cria um buraco que fecha quando a agulha sai.

  • Agulha de Posponto - O seu suco é mais profundo e o buraco da agulha também é maior, para que assim seja possível passar a linha de posponto ou até mesmo linhas duplas que permite um ponto mais prenunciado.

  • Agulha de Quilting - É mais pequena que uma agulha normal, assim como o seu buraco também é mais pequeno. No entanto é mais forte, ela tem uma ponta reforçada , para que seja possível costurar sobre varias camadas de tecido e passar sobre outras costuras sem danificar.

  • Agulha de Bordar - O buraco da agulha é maior, permitindo assim passar as linhas de bordado, que são mais grossas e evitar que as linhas se rompam durante o bordado.



 Espero que tenham gostado de conhecer um pouco melhor esta ferramenta indispensável no nosso trabalho.

 Embora seja um tema bastante vasto, tentei simplificar o máximo, para que possamos reter o essencial para o nosso trabalho diário.

 E assim, saber qual a agulha mais indicado para cada tipo de tecido, sem o danificar.





Sem comentários: